(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

Quando se trata de painéis de controle de hospedagem web, fica claro que sua escolha sem sombra de dúvida será o cPanel ou Plesk. Ambos dominam o mercado de ferramentas de gerenciamento de servidores, com boa reputação e confiança. O plesk inclusive tem ganhado mais força devido a recente mudança no modelo de licenciamento do cPanel.

Sobre o Plesk e cPanel

O Plesk ajudou os administradores de sistemas por mais de 10 anos. Por causa de sua interface amigável e amplo conjunto de recursos, os administradores podem gerenciar seus servidores com mais eficiência. O mais recente Plesk Onyx está disponível tanto para windows quanto para linux.

Dashboard do painel Plesk

O cPanel apareceu pela primeira vez em 1996. Como pioneiro neste mercado, o cPanel possui uma grande quantidades de usuários. O gerenciamento do servidor é feito pelo painel administrativo Web Host Manager (WHM), e o cliente gerencia o domínio através do painel cPanel. É de fato um excelente painel de controle e um dos mais usados atualmente. Mas, a mudança no modelo de licenciamento tem feito muitos usuários procurarem painéis alternativos e um dos mais cotados para empresas de hosting é o Plesk.

Dashboard do painel WHM

Plesk vs cPanel – Usabilidade

CLI (interface de linha de comando) é uma opção para cada uma dessas interfaces. Mas a maioria dos usuários, sem dúvida, quer gerenciar seu ambiente através da GUI (interface gráfica do usuário).

A maioria dos usuários preferem o cPanel por já estarem acostumados e por ser mais simples de usar. Contudo, o plesk é bem simples também. Ele agrupa as ferramentas em um menu do lado esquerdo da tela. Já no cPanel, os recursos ficam distribuídos no meio da tela.

Plesk vs cPanel – Segurança

Ambas as soluções possuem uma variedade de recursos projetados para tornar os servidores seguros.

Mas o Plesk oferece recursos como o fail2ban – que evita invasões, integração de diretórios ativos e defesa contra spam para email. Enquanto isso, o cPanel oferece instalação automática de certificados SSL, diretórios com proteção de senha e negação de endereço IP. Além claro de muitos outros recursos.

Plesk vs cPanel – Qual sua decisão?

Depois de ler até aqui, é óbvio que o seu painel de controle de hospedagem na Web ideal será amplamente determinado pelo sistema operacional do seu servidor. Mas como um humano que tem que usar uma interface todos os dias, você deve escolher aquele que facilita sua vida. Com mais de 100 extensões e uma interface mais intuitiva, o Plesk parece ser o atual vencedor. Principalmente porque nele é possível hospedar contas ilimitadas já que o cPanel agora cobrará em torno de $0.20 por conta cPanel, para servidores que possuírem acima de 100 contas cPanel. Afinal, melhor se adaptar e usar um painel parecido com o cPanel e hospedar contas ilimitadas do que ser limitado no número de contas pelo cPanel, não é mesmo?

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This