(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

Você já ouviu falar no bolware? O chamado golpe do boleto tem feito milhares de vítimas no Brasil nos últimos anos. Para quem não conhece, o bolware (a junção de boleto + malware) é um golpe que modifica os boletos no dispositivo acessado para pagá-lo. Assim, o valor pago deixa de ir para o real emissor do boleto e acaba indo para a conta do criminoso.

Como ele atinge dados sensíveis de nossas contas, o prejuízo pode ser grande. Sendo assim, fica claro que todo cuidado é pouco para não cairmos nesse golpe.

Mas como o golpe funciona? O que podemos fazer para evitá-lo? Descubra na publicação de hoje!

Um pouco mais sobre o bolware

Você sabia que o boleto é uma forma de pagamento bem brasileira? Criado pelo CENEABAN, o boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, seja em lojas físicas ou virtuais. Portanto, espera-se que as grandes vítimas do bolware sejam, claro, os brasileiros.

O vírus que gera o golpe funciona da seguinte forma: ele engana o usuário, alterando os dados do boleto e, com isso, desviando o dinheiro para uma conta terceira. Por isso, muitos só percebem o golpe depois do mesmo acontecer. Clientes diretos bem como vendedores podem ser vítimas do bolware.

Mas como esse vírus infecta seu dispositivo?

Primeiramente, ele pode vir por uma invasão à sua rede. Além disso, acesso a sites contaminados ou links e anexos falsos permitem o acesso do vírus. Baixar programas de sites suspeitos ou até mesmo softwares piratas podem, também, infectar seu PC.

Uma vez no dispositivo, o vírus observa suas atividades até perceber que um boleto está prestes a ser pago. Em seguida, altera-se o código do boleto, mudando a conta do emissor pela dos hackers.

Diferente de outros vírus que são percebidos rápido, o bolware demora para deixar vestígios. Só quando a empresa avisa que o boleto está em aberto, é que o cliente percebe o problema. Sendo assim, fica difícil reaver o valor perdido.

Como se proteger do bolware?

A melhor forma é se antecipar ao golpe. Como? Bem, algumas dicas básicas podem aumentar sua proteção e evitar que o bolware te prejudique.

No geral, invista em um bom antivirus. Sabemos que os pagos são boas opções, mas não é qualquer antivirus pago que te protege bem. Pegue boas referências antes de instalar um programa em seu computador, mesmo que para fins de proteção.

Evite abrir qualquer link de remetente desconhecido, seja por email, whatsapp ou redes sociais.

Quanto ao boleto, atente-se aos seguintes pontos:

  • primeiramente, observar as infos gerais do boleto;
  • se desconfiar de algo, acesse a busca da FEBRABAN;
  • verifique o nome do banco emissor e compare-o com a logomarca do boleto;
  • o número do banco deve estar no começo do código do boleto;
  • seja qual for o banco, o código do boleto deve ter a agência, o cedente e o valor.

Após tudo isso, se ainda tiver dúvidas, vale a pena entrar em contato com o banco emissor e se certificar de que o boleto está correto.

Se você possuir computadores em uma rede compartilhada, considere deixar ao menos um fora da rede exclusivo para pagamentos. Assim, você evita que uma brecha em um dos PCs prejudique todos os outros dispositivos.

Por fim, lembre-se: o código do boleto (também chamado de linha digitável) é composto por:

Nº DO BANCO (03 dígitos) + AGÊNCIA (04 dígitos) + CÓDIGO CEDENTE (05 dígitos) + VALOR DO BOLETO (variável)

Prestando atenção nesses pontos e seguindo nossas dicas, você se protege contra o bolware!

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a). A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – hospedagem e revenda.

Share This