(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

Neste artigo, vamos comparar diferentes níveis de RAID. O nível de RAID usado afeta a velocidade exata e a tolerância a falhas. É importante citar também que além dos níveis de RAID, existe diferença no desempenho também se você usa RAID via hardware ou software. Existem vários níveis de RAID populares, incluindo RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10. Vamos analisar um pouco mais sobre estas opções para que você possa optar para a mais adequada ao seu negócio.

RAID 0

Em um sistema RAID 0, os dados são divididos em blocos que são gravados em todas as unidades da matriz. Usando vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece mais velocidade de leitura e gravação. Toda a capacidade de armazenamento pode ser totalmente utilizada sem sobrecarga. A desvantagem do RAID 0 é que ele NÃO é redundante, a perda de qualquer disco individual causará perda total de dados. Se você faz backup para um servidor externo, você poderá usar essa opção sem problemas. Contudo, caso não faça backups esta não é a melhor opção!

RAID 1

O RAID 1 é uma configuração de pelo menos duas unidades que contêm exatamente os mesmos dados. Se uma unidade falhar, a outra unidade garante o funcionamento. Este é um cenário recomendado para quem precisa de alta confiabilidade. Um benefício adicional do RAID 1 é o alto desempenho de leitura, já que os dados podem ser lidos em qualquer uma das unidades do array. No entanto, como os dados precisam ser gravados em todas as unidades do array, a velocidade de gravação é mais lenta do que o RAID 0. Além disso, apenas a capacidade de uma única unidade está disponível para você, ou seja ele não faz a soma dos discos.

RAID 5

O RAID 5 requer o uso de pelo menos três unidades, distribuindo os dados por várias unidades, como o RAID 0, mas também com uma “paridade” distribuída entre as unidades. No caso de uma falha de unidade única, os dados são reunidos usando as informações de paridade armazenadas nas outras unidades. Não há tempo de inatividade. A velocidade de leitura é muito rápida, mas a velocidade de gravação é um pouco mais lenta devido à paridade que deve ser calculada. É ideal para servidores de arquivos e aplicativos que possuem um número limitado de unidades de dados. O RAID 5 perde 33% do espaço de armazenamento (usando três unidades) para essa paridade, mas ainda é uma configuração mais econômica do que o RAID 1. As configurações mais populares do RAID 5 usam quatro unidades, o que reduz o espaço de armazenamento perdido para 25% . Pode-se trabalhar com até 16 discos.

RAID 6

O RAID 6 é como o RAID 5, mas os dados de paridade são gravados em duas unidades. Isso significa que requer pelo menos 4 discos podendo suportar a falha de 2 discos. A velocidade de leitura é tão rápida quanto o RAID 5, mas a velocidade de gravação é menor do que a do RAID 5 devido aos dados de paridade adicionais que precisam ser calculados. O RAID 6 é uma opção muito boa para um servidor da Web padrão, em que a maioria das transações são leituras. Mas não é recomendado para um ambiente de gravação pesado, como um servidor de banco de dados.

RAID 10

O RAID 10 consiste em um mínimo de quatro discos e combina as vantagens do RAID 0 e do RAID 1 em um único sistema. Ele fornece segurança espelhando todos os dados nas unidades secundárias enquanto usa a distribuição em cada conjunto de unidades para acelerar as transferências de dados. Isso significa que o RAID 10 pode fornecer a velocidade do RAID 0 com a redundância do RAID 1. Você pode perder qualquer unidade e possivelmente até mesmo uma segunda unidade sem perder nenhum dado. Assim como o RAID 1, apenas metade da capacidade total da unidade está disponível, mas você verá um melhor desempenho de leitura e gravação e também o rápido tempo de reconstrução do RAID 1. A única questão aqui é o investimento que é alto se comparar com as outras opções.

Conclusão

Para a maioria das pequenas e médias empresas, o RAID1, RAID5 e o RAID 6 são suficientes para uma boa tolerância a falhas e desempenho. No entanto, para operações de big data, onde os orçamentos serão maiores e o desempenho mais importante, o RAID 10 ainda oferece os maiores benefícios. Se você não tiver certeza sobre a melhor opção para você, fale com nossa equipe comercial que teremos o maior prazer em analisar junto com você a melhor opção!

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This