(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

Certamente você já ouviu falar nesse termo “Cloudlinux” ao buscar por planos compartilhados (Hospedagem / Revenda). Caso não tenha ouvido falar a respeito, preparamos este artigo para falar um pouco da importância de usar esta poderosa ferramenta não só para planos compartilhados, como também corporativos (VPS ou Dedicados). Vamos nessa?

O que é o CloudLinux?

De forma resumida, o CloudLinux auxilia no gerenciamento dos recursos do servidor como processamento, memória e disco. Contudo, ele vai bem mais além do que isso, ele aumenta de forma considerável a eficiência e estabilidade dos servidores. Ele por exemplo evita que uma única conta / usuário, prejudique todo o servidor e cause sobrecarga! Interessante.. Como é possível isso? A tecnologia por trás disso chama-se Lightweight Virtual Environment (LVE).

Já ouviu falar em servidores virtuais VPS? O Cloudlinux funciona +- de forma parecida. Através do LVE, você define os recursos que estarão disponíveis por padrão e poderá personalizar dependendo do plano criado.

O CloudLinux isola os recursos evitando que outras contas no mesmo servidor sejam prejudicadas por causa de um único usuário que esteja usando recursos em excesso.

O Cloudlinux é compatível com diversos painéis de controles e os principais que podem citar são o Plesk e o cPanel. Fazendo uso do Cloudlinux, você terá muito mais controle sobre os recursos disponíveis em seu servidor e poderá por exemplo definir recursos maiores para os seus mais importantes clientes, além de outras estratégias.

Recursos do Cloudlinux

Agora que você já tem uma noção sobre como funciona o cloudlinux, vamos abordar sobre alguns recursos disponíveis nesta ferramenta. Alguns recursos como o phpselector são muito importantes, principalmente para aqueles clientes que ainda possuem sistemas com versões de php antigas visto que o cPanel por padrão, não dá mais suporte. Confira:

LVE Manager

O LVE Manager permite que você mantenha um controle ajustado sobre seus recursos, incluindo CPU, E / S, memória, inodes, número de processos e conexões, que qualquer conta única pode usar. É leve e transparente. Com isso, você pode personalizar os recursos para aqueles clientes mais importantes para você.

MySQL Governor

Monitora o uso do MySQL para controlar agressores, evitando sobrecarga do servidor e melhorando o desempenho geral.

CageFs

Um sistema de arquivos virtualizado por usuário encapsula cada cliente em uma ‘gaiola’, impedindo que eles vejam arquivos e visualizem informações confidenciais (por exemplo, arquivos do sistema)

PHP Selector

Permite que os usuários finais selecionem a versão específica do PHP de que precisam, com mais de 120 extensões PHP à sua escolha.

Python Selector

A interface Hoster permite ativar e desativar o Python Selector e gerenciar versões individuais do Python.

Node.js Selector

A interface Hoster permite ativar e desativar o Node.js e gerenciar versões individuais do Node.js.

Ruby Selector

Permite que os usuários finais selecionem a versão específica do Ruby que precisam.

Entendendo as Limitações de Recursos

Tanto você como revendedor ou usuário final, tem acesso a ver os recursos disponíveis para a conta / domínio em questão. No cPanel, procure pela opção chamada Utilização de conexão simultânea e CPU. Aqui de cara, você poderá ver um aviso que informa que sua conta atingiu limites ou não. Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 1, não atingindo recursos

Quando sua conta não está atingindo nenhuma limitação, o aviso que aparecerá para você será este:

Sua hospedagem não teve qualquer problema de recurso nas últimas 24 horas

Exemplo 2, quando a conta atinge recursos

Quando sua conta atinge recursos, o aviso é diferente. Ele já mostra quais os recursos estão sendo atingidos frequentemente:

Sua hospedagem atingiu os limites nas últimas 24 horas
Seu site atingiu o limite de CPU
Seu site atingiu o limite de Memória Virtual
Atingiu o número de Processos de Entrada (número de processos de php, cgi, cron jobs e sessões de shell executando simultaneamente) em 3495 vezes

Quais são estas limitações?


Limite de memória

Os limites de memória controlam a quantidade de memória que cada cliente pode usar. O CloudLinux é capaz de identificar, em tempo real, a quantidade de memória realmente usada pelos processos de um cliente final. Os limites de memória física são especialmente eficazes na prevenção de problemas de falta de memória (OOM) e no uso insuficiente de memória dos clientes, que destrói caches e causa sobrecarga no servidor.

IO

Os limites de IO restringem a taxa de transferência de dados para o cliente. Eles são medidos em KB / s. Quando o limite é atingido, os processos são acelerados (adormecidos). Como o IO é um dos recursos mais escassos na hospedagem compartilhada, a capacidade de colocar um limite máximo no uso do cliente é vital.

CPU

Os limites de CPU estabelecem a quantidade máxima de recursos da CPU que uma conta pode usar. Quando um usuário atinge o limite da CPU, os processos dentro desse limite ficam mais lentos. Os limites da CPU são cruciais para evitar picos de uso da CPU, que geralmente podem tornar os servidores lentos e sem resposta.

Número de processos

Os limites de número de processos controlam o número total de processos no LVE. Quando o limite é atingido, nenhum novo processo pode ser criado até que outro seja concluído.

Processos de entrada

Os limites dos processos de entrada controlam o número de entradas no LVE. A melhor maneira de pensar sobre esse tipo de limite é o número de scripts da web que podem ser executados em paralelo pelos visitantes de um site. Esses limites são importantes para impedir que sites únicos ocupem todos os slots do Apache, fazendo com que o Apache não responda.

Inode

Um inode é uma estrutura de dados em um sistema de arquivos usada para manter informações sobre um arquivo ou uma pasta. O número de inodes indica o número de arquivos e pastas que uma conta possui. Os limites de inodes funcionam no nível da cota de disco.

Erro 503 | 508 (recursos em excesso)

Caso o seu site e/ou de seu cliente retorne o erro 503 o mesmo está ultrapassando um dos limites existentes nos planos compartilhados (Hospedagem Cloud ou Revenda). Se você notar uma grande lentidão em seu site, certamente você está atingindo algum dos limites acima mencionados.

Como a ServCloud pode ajudar?

Nossa equipe pode configurar junto com você o cloudflare a fim de que o site que esteja lento ou retornando o erro 503 | 508, tenha mais recursos. Entre em contato conosco que auxiliaremos em todo o processo.

Se mesmo configurando o cloudflare, o erro 503 ou lentidão persistir, nossos analistas comerciais podem auxiliar indicando o melhor plano a fim de atendê-lo satisfatóriamente. Se você não é cliente da ServCloud ainda e enfrenta problemas de erro 503, ative o cloudflare e se mesmo assim o erro persistir, entre em contato conosco. Aqui você conta com um gerente de contas que acompanha o seu crescimento!

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This