(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

Clientes de servidores VPS e bare metal (dedicados) tem mais autonomia sobre o ambiente do que os clientes de hospedagem e revenda de hospedagem. Por este motivo, criamos este artigo para ajudar os nossos clientes de planos corporativos. A principal vantagem em cima dos planos compartilhados, é que nos planos corporativos, os usuários tem acesso shell ao servidor, possuem privilégios de root (administrador) e podem instalar serviços específicos como por exemplo suporte Java ao ambiente.

Aqui listaremos alguns comandos interessantes que podem ser usados pelos nossos clientes corporativos a fim de auxiliar em alguns problemas. Mas atenção: Se você não se sente seguro em executar os comandos abaixo, poderá apenas relatar o problema para que a equipe da servcloud corrija para você.

Atualizar cPanel

/scripts/upcp ou /scripts/upcp –force

O comando acima faz uma verificação sobre a instalação atual e a mais recente disponível. Este comando geralmente é usado quando o cPanel apresenta algum mal funcionamento nos recursos referente exclusivamente ao cPanel (não aplicável para ferramentas de terceiros). Dependendo da configuração do seu servidor, este comando pode levar muito tempo para ser concluído. Dessa forma, é extremamente recomendável que você execute o mesmo fora do horário comercial para evitar maiores problemas.

Criar e restaurar fullbackups

/scripts/pkgacct [USUARIO]

Se você quiser gerar um arquivo completo (fullbackup) através da shell, sem ser pelo cPanel e acompanhar todo o processo, basta digitar o comando acima. Em alguns casos, isso pode ser interessante quando arquivos de fullbackup forem gerados corrompidos.

/scripts/restorepkg [USUARIO]

Para que você possa restaurar arquivos de fullbackup, você deve enviar os arquivos para o diretório /root ou /home. Poderá também restaurar definindo o caminho do fullbackup. Exemplo:

/scripts/restorepkg [USUARIO] /caminho/para/backup.tar.gz

Estatísticas e Quotas

Se alguma(s) conta(s) apresentarem estatísticas desatualizadas, você poderá rodar o comando abaixo para forçar uma atualização:

/scripts/runstatsonce

Importante: este scripts pode levar um tempo para ser concluído e por este motivo, preferencialmente deve ser executado fora do horário comercial.

Caso você perceba algo estranho sobre o espaço em disco disponível e usado em determinadas contas, o comando abaixo pode ajudar:

/scripts/fixquotas

Geralmente este comando é executado na configuração inicial do servidor. Ele levará um tempo até que seja concluído e também é recomendado executá-lo fora do horário comercial.

Atualização dos Serviços

Caso algum serviço apresente problemas no funcionamento, os comandos abaixo podem ajudar a corrigí-los:

/scripts/courierup – Atualizar o serviço de autenticação de email (Courier);
/scripts/dovecotup – Atualizar o serviço de autenticação de email (Dovecot);
/scripts/eximup – Atualizar o serviço de email (Exim);
/scripts/ftpup – Atualizar o serviço FTP (proFTP e pure-FTP).

Scripts Adicionais

Nesta página você poderá ver diversos outros scripts úteis para quem precisa gerenciar um servidor VPS ou Dedicado. Além disso, caso você seja cliente servcloud, podemos auxiliar disponibilizando scripts desenvolvidos pela nossa equipe a fim de ajudar a obter informações organizadas nos logs dos servidores.

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This