(11) 3090-1237 [email protected]
Escolha uma Página

O WordPress é uma das maiores ferramentas para gerenciar conteúdo de sites e blogs, senão o maior! Por este motivo a ferramenta é também alvo de hackers que lançam ataques direcionados para sites que utilizam este CMS. Geralmente os ataques ocorrem na tentativa de acesso a área administrativa do WordPress tentando diversas senhas de acesso para o usuário “Admin”. Caso seu site tenha sido alvo de um ataque desse tipo, você pode não mais conseguir acesso com o usuário Admin e este artigo te ensina como resetar a senha caso isso ocorra!

Opção 1: Recuperando senha com o e-mail do administrador

Se o hacker não alterou o e-mail cadastrado do administrador, você poderá resetar sua senha apenas clicando no botão “Perdeu a Senha” e digitar o e-mail do administrador. Ao clicar em “Obter nova senha”, um link de recuperação será enviado. Para resetar a senha, basta clicar no link recebido e crie uma nova senha, preferencialmente usando senha com caracteres especiais a exemplo de “[email protected]!==a” sem as “”.

Opção 2: Recuperando senha caso não tenha acesso ao e-mail do admin

Caso você não tenha acesso ao e-mail cadastrado, não se preocupe! Existem outras formas de resetar a senha do administrador WordPress. Segue demais exemplos de como fazer:

Recuperando a senha do administrador do WordPress por FTP

Primeira coisa a ser feita é acessar o FTP de sua conta. Se não tem os dados, poderá solicitar a nossa equipe. Ao acessar o FTP, procure pelo diretório onde o WordPress encontra-se instalado. Feito isso, procure pela pasta do seu template, deverá encontrar em “wp_content/themes/seutema“.

Procure por um arquivo chamado functions.php – fique tranquilo que em todo template do WordPress existe um arquivo chamado functions.php.

Usando o Notepad++(melhor opção) ou qualquer outro editor de texto de sua preferência, abra e edite o arquivo. Uma outra opção é alterar o arquivo pelo gerenciador de arquivos, disponível no painel plesk e cPanel. Veja que na maioria dos casos, a primeira linha é a abertura da tag PHP, onde se vê: <php

Usaremos a função wp_set_password(‘string’, uid). Que é uma função do WordPress usada para definir o “string” como senha de acesso para o usuário cujo ID de usuário é “uid”. Na linha seguinte da tag de abertura do PHP insira o seguinte código abaixo:

[code 1=”(‘novasenha’,” 2=”1);[/code” language=”php”][/code]

Importante: em ‘novasenha’ altere para a senha a qual você deseja definir para acessar com o admin o WordPress. A gente usa o “uid”=1 para definir a senha do usuário padrão do WordPress, também conhecido como superusuário. Após editar o arquivo, salve e envie o arquivo functions.php de volta para pasta do template.

Vamos ver se funcionou? Agora teste o acesso novamente ao WordPress pelo seu endereço “seudominio.com.br/wp-login.php“, digite seu nome de usuário do superusuário (mais usado é “admin”) e preencha o campo de senha com a senha nova definida.

Importante:
Não esqueça que antes de redefinir a senha é preciso remover a função inserida no arquivo functions.php.

Recuperando a senha do administrador pelo PHPmyadmin

Através do seu painel de controle (seja cPanel ou Plesk), você precisará acessar o phpmyadmin. A maioria das empresas de hospedagem oferecem este recurso como padrão. Já no phpmyadmin, procure a base referente a instalação do WordPress.

Dentro da base, procure por uma tabela chamada “wp-users”. É nela que você encontrará os registros para editar a senha dos usuários. O usuário “admin” é normalmente o primeiro da lista com ID = 1. Selecione essa linha e clique no lápis amarelo ou em “Editar”.

Procure por “user_pass”. Feito isso, em “Função”, mude para MD5. Em “Valor”, digite a nova senha de acesso do user admin. Pronto! Agora você deve ser capaz de acessar o wordpress com a nova senha!

Conclusão

Todo mundo um dia precisará resetar a senha do administrador do wordpress um dia. Independente dos motivos. Mas geralmente isso acontece pois muitos não se preocupam em atualizar o WordPress bem como plugins utilizados. É muito importante mantê-los atualizados para evitar ações por parte de terceiros. Fique espero e faça isso! Qualquer dificuldade, poderá contar com a equipe da ServCloud!

Sobre a ServCloud

A ServCloud é uma empresa de hospedagem de sites que oferece uma variedade de produtos na nuvem que incluem serviços de hospedagem de sites, Cloudrevenda de hospedagemCloudVPS e Servidores Dedicados. Não encontrou um produto que atenda sua necessidade? Entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer em ajudá-lo(a).

A ServCloud vem se destacando no mercado de hosting por oferecer um atendimento diferenciado utilizando não só os meios convencionais de atendimento como gerente de contas por whatsapp em planos Cloud – Hospedagem e Revenda.

Share This